domingo, 1 de abril de 2012

A Quinta Disciplina - Peter Senge

O ser humano tende a desmembrar seus problemas em "partes menores" para facilitar a busca de soluções. Acontece que, nessa busca, acaba por perder a noção da conexão da parte com o todo. O mundo não é feito de fragmentos e, sim, de uma rede interligada e complexa. E, por isso, é necessário ligar o trabalho à aprendizagem. Surge, então a idéia das "organizações que aprendem", onde os indivíduos expandem a capacidade de criar resultados desejados, onde surgem novos e elevados padrões de raciocínio e onde as pessoas aprendem continuamente a aprender em grupo. Peter Senge sugere a prática de 5 disciplinas críticas e interdependentes:

Primeira Disciplina: Domínio Pessoal 

É a base espiritual da organização de aprendizagem. Implica um alto grau de proficiência e capacidade de produzir os resultados esperados. Nessa disciplina aprende-se a esclarecer e aprofundar a visão pessoal, a concentrar a energia, a desenvolver a paciência e comprometer-se com o aprendizado ao longo da vida. Deve incorporar dois movimentos subjacentes:

  1. Esclarecer continuamente o que é importante para cada um.
  2. Aprender continuamente a enxergar com mais clareza a realidade do momento.

Segunda Disciplina: Modelos Mentais 

Idéias arraigadas, generalizações ou crenças que influenciam o modo de ver o mundo. É muito comum o julgamento de pessoas e situações de acordo com preconceitos existentes. Duas pessoas com diferentes modelos mentais podem olhar para um mesmo evento e descrevê-lo de formas distintas, porque o foco de um diverge do foco do outro.

Terceira Disciplina: Objetivo Comum (Visão Compartilhada)

Fundamental para a organização em contínuo aprendizado, pois proporciona o foco e a energia para a aprendizagem. É o sentimento de coletividade que dá coerência às diversas atividades. Para ter sucesso e crescer no mercado que atua, a organização precisa ter objetivos, missão, visão e valores que sejam compartilhados por todos os colaboradores.

Quarta Disciplina: Aprendizado em Grupo 

Alinhamento e desenvolvimento da capacidade de um grupo criar os resultados que seus membros realmente desejam. Desenvolve-se a partir da criação de um objetivo comum e, também, do domínio pessoal. Requer a prática do diálogo e da discussão. A aprendizagem em grupo tem 3 dimensões fundamentais:

  1. Analisar com discernimento as questões complexas.
  2. Necessidade de se tomar ações inovadoras, coordenadas.
  3. Influência dos membros de um grupo sobre outros grupos.

Quinta Disciplina: Raciocínio Sistêmico 

Sua essência está na mudança de mentalidade. É conseguir ver a floresta e a árvore. É ver processos de mudanças ao invés de mudanças instantâneas.  É enxergar a inter-relação entre os eventos. O raciocínio sistêmico nos mostra que o todo pode ser maior que a soma das partes. Para realizar seu potencial, o raciocínio sistêmico necessita de todas as outras 4 disciplinas: Precisa do domínio pessoal, para motivar as pessoas a pesquisar continuamente como suas ações afetam o mundo em que vivem. Modelos mentais para detectar falhas na maneira como veem o mundo. Objetivo comum para um comprometimento a longo prazo. Aprendizagem em grupo para que vejam além dos limites de suas perspectivas pessoais.

A prática das cinco disciplinas é essencial para o sucesso da organização de aprendizagem. Porém, a disciplina do Raciocínio Sistêmico é a que ajuda a reconhecer as demais como integrante de um todo interdependente. Por isso é chamada especialmente de "a quinta disciplina".

Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/miscelaneaconcursos 

Bons estudos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário