quarta-feira, 4 de abril de 2012

5 Forças Competitivas de Porter

Desenvolvido no final da década de 70, o modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter é utilizado para estudar a concorrência entre as empresas. Além disso, propicia a análise da atratividade de um determinado segmento de um negócio ou de um produto. É uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento do planejamento estratégico e busca entender o ambiente externo. Uma mudança em qualquer das forças normalmente requer uma nova avaliação do mercado.

As cinco forças de Porter são:

1) Rivalidade entre Concorrentes:

Considerada a mais significativa das 5 forças, representa uma ameaça se:

  • o mercado já possui concorrentes agressivos, poderosos ou em grande número; 
  • estiver estável ou em declínio;
  • os custos forem altos;
  • as barreiras à saída forem grandes etc.

Tais condições levarão a frequentes guerras de preço, propaganda e lançamento de novos produtos, o que deixará a competição onerosa.


2) Ameaça de Novos Entrantes:

A atratividade de um mercado depende das barreiras à entrada e à saída desse segmento.

  • Grandes barreiras à entrada e pequenas barreiras à saída: O mais atraente, pois poucas empresas conseguem entrar no mercado e as empresas com fraco desempenho saem facilmente dele.
  • Grandes barreiras à entrada e grandes barreiras à saída: Maiores lucros, maiores riscos.
  • Pequenas barreiras à entrada e pequenas barreiras à saída: Retornos são estáveis e baixos.
  • Pequenas barreiras à entrada e grandes barreiras à saída: Pior dos casos. Capacidade excessiva e ganhos achatados para todos. 


3) Ameaças de Produtos Substitutos:

Quando há substitutos que desempenham funções iguais ou equivalentes ao produto, o mercado deixa de ser atraente. Eles limitam os preços e os lucros do segmento. A empresa deve ficar atenta, também, ao investimento em avanços tecnológicos. A obsolescência pode abrir caminho para que a concorrência adquira parte do mercado da empresa que ficou inerte frente às novas tendências.


4) Poder de Barganha entre Clientes:

É a capacidade de negociação dos clientes junto às empresas. Esta força competitiva está relacionada ao poder de decisão dos clientes sobre os atributos do produto, principalmente preço e qualidade.
Os clientes têm maiores poderes se:

  • as compras são de grande volume;
  • os produtos são padronizados, sem grande diferenciação;
  • as margens de lucro do setor são estreitas etc.


5) Poder de Barganha dos Fornecedores:

Os fornecedores têm grande poder de barganha quando:

  • há poucas empresas fornecedoras;
  • o custo para a troca de fornecedor é alto;
  • os produtos são exclusivos e/ou diferenciados etc.

A legislação também influencia o comportamento das empresas como fornecedores e clientes, estabelecendo limites. É essencial, então, a inclusão do diagnóstico da política atual e futura do governo para que a análise estrutural fique completa.

Importante perceber que em cada cenário uma ou mais dessas forças terá destaque. E, às vezes, o que é ameaça para alguns pode ser uma oportunidade para outros. Por isso, o conhecimento aprofundado do mercado e das forças competitivas que governam o segmento são imprescindíveis na elaboração de uma estratégia de sucesso.

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