As cinco forças de Porter são:
1) Rivalidade entre Concorrentes:
Considerada a mais significativa das 5 forças, representa uma ameaça se:
- o mercado já possui concorrentes agressivos, poderosos ou em grande número;
- estiver estável ou em declínio;
- os custos forem altos;
- as barreiras à saída forem grandes etc.
Tais condições levarão a frequentes guerras de preço, propaganda e lançamento de novos produtos, o que deixará a competição onerosa.
2) Ameaça de Novos Entrantes:
A atratividade de um mercado depende das barreiras à entrada e à saída desse segmento.
- Grandes barreiras à entrada e pequenas barreiras à saída: O mais atraente, pois poucas empresas conseguem entrar no mercado e as empresas com fraco desempenho saem facilmente dele.
- Grandes barreiras à entrada e grandes barreiras à saída: Maiores lucros, maiores riscos.
- Pequenas barreiras à entrada e pequenas barreiras à saída: Retornos são estáveis e baixos.
- Pequenas barreiras à entrada e grandes barreiras à saída: Pior dos casos. Capacidade excessiva e ganhos achatados para todos.
3) Ameaças de Produtos Substitutos:
Quando há substitutos que desempenham funções iguais ou equivalentes ao produto, o mercado deixa de ser atraente. Eles limitam os preços e os lucros do segmento. A empresa deve ficar atenta, também, ao investimento em avanços tecnológicos. A obsolescência pode abrir caminho para que a concorrência adquira parte do mercado da empresa que ficou inerte frente às novas tendências.
4) Poder de Barganha entre Clientes:
É a capacidade de negociação dos clientes junto às empresas. Esta força competitiva está relacionada ao poder de decisão dos clientes sobre os atributos do produto, principalmente preço e qualidade.
Os clientes têm maiores poderes se:
- as compras são de grande volume;
- os produtos são padronizados, sem grande diferenciação;
- as margens de lucro do setor são estreitas etc.
5) Poder de Barganha dos Fornecedores:
Os fornecedores têm grande poder de barganha quando:
- há poucas empresas fornecedoras;
- o custo para a troca de fornecedor é alto;
- os produtos são exclusivos e/ou diferenciados etc.
A legislação também influencia o comportamento das empresas como fornecedores e clientes, estabelecendo limites. É essencial, então, a inclusão do diagnóstico da política atual e futura do governo para que a análise estrutural fique completa.
Importante perceber que em cada cenário uma ou mais dessas forças terá destaque. E, às vezes, o que é ameaça para alguns pode ser uma oportunidade para outros. Por isso, o conhecimento aprofundado do mercado e das forças competitivas que governam o segmento são imprescindíveis na elaboração de uma estratégia de sucesso.
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