sexta-feira, 20 de abril de 2012

Teoria da Expectância de Vroom

Vroom afirma que a motivação é um produto de 3 fatores, que devem ocorrer simultaneamente:


  • Valência - Diz respeito a quanto uma pessoa deseja um resultado específico. É o valor subjetivo relacionado a incentivo ou recompensa.
  • Instrumentalidade - É a crença de que a obtenção do resultado está ligada a uma recompensa. Se os esforços do indivíduo forem devidamente recompensados haverá uma relação positiva, caso contrário será negativa. 
  • Expectativa - A percepção de que o conjunto de esforços o levará ao resultado desejado. É a expectativa de poder alcançar o resultado. 

Em sua teoria, Vroom considera que o nível motivacional é resultado das relações esforço-desempenho, desempenho-recompensa e recompensa-metas pessoais.


Esta teoria sustenta que a motivação do indivíduo acontece quando ele crê na recompensa decorrente de seu esforço, ou seja, quando há um motivo que o faça perseguir um determinado objetivo.

Bons estudos!

Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/miscelaneaconcursos 

Abraços.

6 comentários:

  1. Muito bom, Claudia! Com esquema, bem mais fácil de entender!

    ResponderExcluir
  2. Sílvia, que ótimo que facilitou prá você também!
    Eu acho muito mais fácil estudar assim!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  4. Olá Cláudia, estou fazendo minha monografia sobre motivação. Eu irei analisar uma organização pública quanto a Herzberg e Vroom. Quanto a Herberg é tranquilo, pois sua teoria fala sobre fatores que são fáceis de diagnosticar, porém quanto a Vroom estou muito confuso. Por exemplo remuneração, o que será valência, expectativa e instrumentalidade? Minha dúvida maior é onde entra a empresa nesta teoria, pois eu queria associar a existência ou não de motivação às práticas da empresa. Tb estou com dúvida quanto a outros fatores como relacionamentos interpessoais, etc. Ficaria muito grato por sua ajuda.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!! Já havia tentando em outras oportunidades entender essa teoria, mas nunca havia fixado. Você ensinou de maneira tão clara e objetiva. Valeu! Você foi ótima!!!

    ResponderExcluir