sábado, 21 de abril de 2012

Os 4 Sistemas de Likert

Rensis Likert propôs quatro perfis organizacionais:

AUTORITÁRIO-COERCITIVO
Sistema autocrático, altamente arbitrário, rígido, centralizador. São usadas ameaças e punições. Comunicação precária, de cima para baixo. Tolerância a erro é quase zero. Sistema duro e fechado. Tipo de sistema encontrado geralmente em empresas de mão-de-obra intensiva e que tenha pouca tecnologia. Ex.: Construção Civil.

AUTORITÁRIO-BENEVOLENTE
Sistema autoritário, porém mais condescendente e menos rígido que o anterior. Aqui há um pouco de consulta e delegação, assim como recompensas em vez de apenas punições. Comunicações ascendentes se iniciam. Sistema encontrado em empresas com pouca tecnologia e mão-de-obra mais especializada. Ex.: Escritórios de fábricas.

CONSULTIVO
Sistema mais participativo e menos arbitrário. Objetivos e tarefas são previamente discutidas, há um pouco de comunicação de baixo para cima e há encorajamento a trabalhos em grupo. Começa a haver uma descentralização. Boa comunicação. Ex.: Bancos.

PARTICIPATIVO
Descentralizado, democrático por excelência. Ótima comunicação em todos os sentidos (vertical e horizontal). Bom nível de motivação. Muito encontrado em empresas de alta tecnologia e pessoal especializado. Alta tolerância a erro. Ex.: Agência de Publicidade.

Bons estudos!

Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/miscelaneaconcursos 

Abraços.



Um comentário:

  1. Ameeeeei <3 super bem explicado amo/sou ajudou muito no meu trabalho de gestão de pessoas

    ResponderExcluir