quinta-feira, 5 de abril de 2012

Modelo de Estruturas Organizacionais - Mintzberg

Mintzberg afirma que as organizações possuem seis forças que estão em constante comunicação:

  1. Cúpula Estratégica (Strategic Apex): Constituída pelos dirigentes. Responsável por assegurar a eficácia no cumprimento da missão organizacional e, também, por atender as necessidades dos que a controlam. Ex.: CEO, Conselho de Administração.
  2. Linha Hierárquica Média (Middle Line): É o ponto de ligação entre a cúpula estratégica e o núcleo operacional. Ex.: Gerentes intermediários.
  3. Centro Operacional (Operating Core): São todas as pessoas que executam os trabalhos relacionados diretamente à fabricação de produtos ou prestação de serviços.
  4. Tecnoestrutura (Techno Structure): Grupo de pessoas que desempenha atividades de planejamento e controle. Ex.: Analistas. 
  5. Assessoria de Apoio (Support Staff): Área especializada, pode ser terceirizada ou não. Dá suporte às operações da empresa que não estejam ligadas à sua atividade-fim. Ex.: Relações Públicas, Jurídico.
  6. Ideologia (Ideology): Diz respeito às crenças, valores e tradições que distinguem as organizações. É a "parte viva" da organização.





MODELOS ORGANIZACIONAIS:

De acordo com Mintzberg, seis modelos básicos podem explicar a maioria das tendências que levam uma organização a ser ou não eficaz.


ESTRUTURA SIMPLES:
É basicamente formada por um ou mais gerentes de cúpula que centralizam as decisões e um grupo de operários que executa a tarefa do trabalho básico.
Parte chave da organização: Cúpula Estratégica.


BUROCRACIA MECANIZADA:

Neste modelo a organização é mais aprimorada. Seu principal mecanismo de coordenação é a padronização dos processos de trabalho, das especificações dos produtos e da formalização do comportamento. É a estrutura que mais se aproxima do modelo burocrático de Max Weber.
Parte chave da organização: Tecnoestrutura.


BUROCRACIA PROFISSIONAL:
Nesta estrutura há predominância da padronização das habilidades e não a de processos. Surgiu através da procura de um modelo que valorizasse profissionais altamente qualificados em detrimento da especialização funcional.
Parte chave da organização: Centro Operacional.

FORMA DIVISIONALIZADA:
É criada uma estrutura separada para cada negócio ou divisão da empresa. A sede da organização utiliza algum tipo de controle para que haja uma padronização mínima nas atividades, mas o controle maior é de cada unidade. A padronização dos resultados é o principal mecanismo de supervisão. Permite uma maior flexibilidade de reação aos mercados e consumidores por parte da empresa.
Parte chave da organização: Linha Hierárquica Média.

ADHOCRACIA:
Segundo Mintzberg, a Adhocracia representa estruturas fluidas e de pequena escala. Típica em equipes de projetos, esta estrutura normalmente está ligada à horizontalidade do poder de decisão. O grau de especialidade e conhecimentos são elevados e a informalidade é uma forte característica. As principais vantagens desta estrutura são a reduzida burocracia e a rapidez no processo decisório.
Parte chave da organização: Assessoria de Apoio.




ESTRUTURAS MISSIONÁRIAS:
São criadas e dominadas por uma ideologia que envolve todos os membros. Estes, instintivamente, exercem força em conjunto e na mesma direção. Apresenta uma combinação de elementos muito peculiar, diferente de todas as outras estruturas.
Parte chave da organização: Ideologia.



Mintzberg concluiu que as cinco primeiras são as mais utilizadas. Entretanto, o que encontramos de fato são estruturas "híbridas", onde há mais de uma configuração presente. Ou encontramos organizações que, por passar por um crescimento, estão em um processo de transição entre duas estruturas.

A estrutura é um meio para que a empresa alcance suas metas e objetivos. Assim, não há uma estrutura melhor que a outra. Há aquelas estruturas que melhor se adequam ao planejamento estratégico da empresa.

Bons estudos!

Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/miscelaneaconcursos 

Abraços!

8 comentários: