O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países que têm o português como idioma oficial (Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Portugal).
Em janeiro de 2009 passou a vigorar, no Brasil e nos países da Comunidade de países da Língua Portuguesa, o período de transição para as novas regras ortográficas, que terá seu fim em 31/dez/12. Ou seja, entre jan/2009 e dez/2012, tanto a grafia anterior como a nova são aceitas oficialmente. A partir de 01/jan/2013, a grafia correta da língua portuguesa será a prevista no Novo Acordo.
Tendo em vista a quantidade de palavras que a língua portuguesa tem, pode-se afirmar que as mudanças são poucas. Porém, são importantes e significativas.
Vale lembrar que o que muda é a grafia. A pronúncia continua a mesma. Apesar de ter acabado o trema, "tranquilo" continua sendo dito da mesma forma que antes...
Farei um post diário sobre as principais mudanças. Usarei como referência um guia que o Estado de São Paulo lançou há tempos atrás.
Abraços!
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/miscelaneaconcursos
Agradecida por se lembrar de mim, pois é um assunto de muita importância,sendo você o meu canal de melhor aprendizado.Vou tirar o máximo de proveito. Beijos,
ResponderExcluirNorma.
Que bom que gostou! Aproveite mesmo, Norma!!!
ResponderExcluirTemos que valorizar nosso idioma, né?
Um beijo!
Cláudia
Claudinha!
ResponderExcluirVou aprender por aqui!
Luciana
Excelente, Luciana!!!
ExcluirBeijos
E só lembrando, que agora o acordo comecará a vigorar em 2016....
ResponderExcluir