domingo, 8 de abril de 2012

Novo Acordo Ortográfico

O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países que têm o português como idioma oficial (Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Portugal).

Em janeiro de 2009 passou a vigorar, no Brasil e nos países da Comunidade de países da Língua Portuguesa, o período de transição para as novas regras ortográficas, que terá seu fim em 31/dez/12. Ou seja, entre jan/2009 e dez/2012, tanto a grafia anterior como a nova são aceitas oficialmente. A partir de 01/jan/2013, a grafia correta da língua portuguesa será a prevista no Novo Acordo.

Tendo em vista a quantidade de palavras que a língua portuguesa tem, pode-se afirmar que as mudanças são poucas. Porém, são importantes e significativas.

Vale lembrar que o que muda é a grafia. A pronúncia continua a mesma. Apesar de ter acabado o trema, "tranquilo" continua sendo dito da mesma forma que antes...

Farei um post diário sobre as principais mudanças. Usarei como referência um guia que o Estado de São Paulo lançou há tempos atrás.

Abraços!

Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/miscelaneaconcursos 

5 comentários:

  1. Agradecida por se lembrar de mim, pois é um assunto de muita importância,sendo você o meu canal de melhor aprendizado.Vou tirar o máximo de proveito. Beijos,
    Norma.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou! Aproveite mesmo, Norma!!!
    Temos que valorizar nosso idioma, né?
    Um beijo!

    Cláudia

    ResponderExcluir
  3. Claudinha!

    Vou aprender por aqui!
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. E só lembrando, que agora o acordo comecará a vigorar em 2016....

    ResponderExcluir