sábado, 31 de março de 2012

Estratégias Genéricas de Marketing - Porter

Embora haja vários tipos de estratégias de marketing, Porter as resumiu em 3:

Liderança total em custos: A empresa concentra seus esforços em conseguir os menores custos de produção e de distribuição. Assim, pode oferecer preços mais baixos que a concorrência e obter uma grande participação de mercado. 
Ex: Webjet, Canetas BIC

Diferenciação:  Nessa estratégia, a empresa se concentra em agregar valor, em conseguir um desempenho superior em uma área específica de benefícios valorizada por grande parte do mercado. Pode buscar a liderança em qualidade, tecnologia, serviços ou estilo, dentre outros. Mas não é possível ser líder em todas as áreas. A vantagem competitiva criada pela diferenciação é poder cobrar mais por seus produtos/serviços do que a concorrência, uma vez que a empresa precisa fazer mais investimentos para se diferenciar de seus competidores. 
Ex: Daslu, Tam. 

Foco: Nesse caso, a empresa se especializa no atendimento à demanda de um ou mais segmentos estreitos de mercado. A empresa acaba conhecendo intimamente este mercado e busca a liderança em custos ou a diferenciação dentro do segmento alvo. 
Ex.: Profissionais especializados em noivas.

Bons estudos!

Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/miscelaneaconcursos 

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário