quinta-feira, 8 de março de 2012

Planejamento e Controle da Produção (PCP)


O PCP é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível aos planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional.

No nível estratégico, onde são estabelecidos os planos de longo prazo, o PCP participa da formulação do Planejamento Estratégico da Produção.

No nível tático, onde se encontram os planos de médio prazo, o PCP desenvolve o Planejamento Mestre da Produção.

No nível operacional, onde estão os programas de curto prazo, o PCP faz a programação da produção, administra estoques (matérias-primas, em processamento, acabados), libera ordens de compras, assim como acompanha e controla a produção.


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PCP



Planejamento Estratégico da Produção: “...consiste em estabelecer um plano de produção para determinado período (longo prazo) segundo as estimativas de vendas e a disponibilidade de recursos financeiros e produtivos...”(TUBINO). A estimativa de vendas serve para prever os tipos e quantidades de produtos que se espera vender no horizonte de planejamento estabelecido. A capacidade de produção é o fator físico limitante do processo produtivo, e pode ser incrementada ou reduzida, desde que planejada a tempo, pela edição de recursos financeiros. O plano de produção gerado é pouco detalhado, normalmente trabalha com famílias de produtos, tendo como finalidade possibilitar a adequação dos recursos produtivos à demanda esperada dos mesmos.

Planejamento Mestre da Produção: “...consiste em estabelecer um plano mestre de produção (PMP) de produtos finais, detalhando a médio prazo, período a período, a partir de um plano de produção, com base nas previsões de vendas de médio prazo ou nos pedidos em carteira já confirmados...” (TUBINO).  O sistema produtivo passa a assumir compromissos de fabricação e montagens dos bens e serviços. Ao executar o PMP, o PCP deve analisá-lo quanto às necessidades de recursos produtivos  com o objetivo de identificar possíveis gargalos que possam inviabilizar o plano quando de sua execução de curto prazo.

Programação da Produção: com base no PMP e nos registros de controle de estoques, “...a Programação da produção estabelece a curto prazo quando e quanto comprar, fabricar ou montar de cada item necessário à composição dos produtos finais...”(TUBINO). São dimensionadas e emitidas Ordens de Compras para os itens comprados, Ordens de fabricação para os itens fabricados internamente, e Ordens de montagem para as submontagens intermediárias e montagem final dos produtos definidos no PMP. Em função da disponibilidade dos recursos produtivos, a programação da produção encarrega-se de fazer o sequenciamento das ordens emitidas, de forma a otimizar a utilização dos recursos. Dependendo do sistema de produção empregado pela empresa (puxado ou empurrado), a programação da produção enviará as ordens a todos os setores responsáveis (empurrando) ou apenas à montagem final (puxando).

Acompanhamento e Controle da Produção: Quanto mais rápido os problemas forem identificados, mais efetivas serão as medidas corretivas visando o cumprimento do programa de produção. O acompanhamento e  controle de produção estão encarregados de coletar dados (índices de defeitos, horas/máquinas e horas/homens consumidas, consumo de materiais, índice de quebra de máquinas etc.) para outros setores do sistema produtivo.



Bons estudos!

Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/miscelaneaconcursos



8 comentários:

  1. Ótima síntese! Agora consegui visualizar sistematicamente PCP. Obrigadíssima!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela iniciativa do blog! Posts muito didaticos e esclarecedores! Tem me ajudado a fazer uma revisao para a prova da petro que está ai!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada!!!
    A intenção era mesmo fazer resumos para uma revisão rápida.
    Que venha a Petro!

    Abraços!

    Cláudia

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa!Revisão rápida e simples!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns esta me ajudando e muito tenho essa matéria na faculdade

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde.
    Poderias, por gentileza, elaborar uma síntese sobre lidar com a miscelânea na programação?
    O mercado caminha a cada dia mais rápido para lotes pequenos e uma variedade enorme de produtos. Daí a miscelânea.
    Abçs, obrigado.

    ResponderExcluir