De acordo com Henry Mintzberg, a estratégia não é um conceito único e acabado. Partindo desse raciocínio, adotou, então, cinco definições formais de estratégia: os 5P's da Estratégia, a saber:
ESTRATÉGIA COMO PLANO (PLAN): Há uma diretriz (ou um conjunto delas) com a finalidade de assegurar que os objetivos organizacionais sejam alcançados. São desenvolvidas consciente e deliberadamente. Podem ser explícitas em documentos formais ou não. Podem ser gerais ou específicas.
Exemplo: A estratégia que a empresa escolhe para dominar o mercado.
ESTRATÉGIA COMO PRETEXTO (PLOY): Trata-se de uma manobra intencional para enganar um concorrente. A organização induz seus competidores a terem uma percepção errônea de seus movimentos competitivos.
Exemplo: Uma empresa que ameace expandir a capacidade de sua fábrica para desencorajar um concorrente de construir uma nova, constituindo o "plano" apenas a ameaça e não a intenção real de expansão em si.
ESTRATÉGIA COMO PADRÃO (PATTERN): A estratégia é a "consistência no comportamento", pretendida ou não, especialmente em um fluxo de ações. Muitas empresas utilizam esta estratégia pois a consistência gera confiabilidade, atributo valioso para o mercado.
Exemplo: O fato de Henry Ford oferecer o modelo "T" apenas na cor preta, foi a estratégia que escolheu: estratégia como padrão.
ESTRATÉGIA COMO POSIÇÃO (POSITION): É a maneira como a organização se posiciona perante o ambiente externo (clientes, fornecedores, concorrentes, governo, sindicatos etc.) e interno (empregados, acionistas, administradores etc.) Esta é uma estratégia compatível com as estratégias anteriores, pois pode ser pretendida através de um plano e/ou alcançada em função de um padrão ou pretexto.
Exemplo: Joint Ventures, Incorporação, Franchising.
ESTRATÉGIA COMO PERSPECTIVA (PERSPECTIVE): É o conjunto de normas, intenções, valores e comportamentos difundidos e compartilhados sobre uma marca comum, que lhes permite cooperar com eficiência na produção de procutos e serviços que entregam valor aos seus clientes.. Sugere, acima de tudo, que estratégia é conceitual, é uma maneira arraigada de ver o mundo. É compartilhada pelos membros de uma organização através de suas intenções e/ou pelas suas ações, sendo, neste contexto, uma "mente coletiva", ou seja, indivíduos unidos pelo pensamento ou comportamento comum.
Exemplo: A Apple possui um forte comprometimento com soluções tecnológicas e inovação.
Percebe-se, então, que os 5P's podem ser empregados isoladamente ou em conjunto, dependendo da situação.
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/miscelaneaconcursos
Bons estudos!
Gostei da síntese!
ResponderExcluirObrigado pela dica! Muito bom!!!
ExcluirObrigada, Solangela!
ResponderExcluirAbraços e bons estudos!
Perfeito a explicação, muito obrigado Cláudia.
Excluirvaleu me ajudou muito...
ResponderExcluirMaravilha, Hugor! Sucesso!
ResponderExcluirEsse exemplo de posição não entendi
ResponderExcluirbom
ResponderExcluirbom
ResponderExcluirValeu , seus texto foi objetivo de fácil entendimento ...me ajudou muito ... obrigada
ResponderExcluirMuito Obrigado,
ResponderExcluirExplicação clara e fácil de entender
Excelente Cláudia. Meus parabéns por compartilhar conosco o seu trabalho.
ResponderExcluir