quinta-feira, 1 de março de 2012

Marketing Internacional

Temos 5 estratégias de ingresso no no mercado internacional:

  • Exportação Indireta
  • Exportação Direta
  • Licenciamento
  • Joint-Ventures
  • Investimento Direto


Na EXPORTAÇÃO INDIRETA as empresas contam com intermediários independentes para exportar seus produtos. Há 4 tipos de intermediários:

  • Exportador estabelecido no próprio país
  • Agente de exportação estabelecido no país exportador
  • Cooperativas
  • Empresas de gestão de exportação.


Na EXPORTAÇÃO DIRETA as empresas controlam suas próprias exportações. O investimento e o risco são maiores, mas o potencial de retorno também é. Pode ser realizado de 4 formas:

  • Departamento interno de exportação
  • Filial ou subsidiária no exterior
  • Representantes de vendas que viajam para o exterior
  • Agentes ou distribuidores estabelecidos no exterior


Há também o LICENCIAMENTO. Neste caso, o licenciador concede a uma empresa estrangeira o uso do processo de fabricação, da marca, da patente, dos segredos comerciais em troca de royalties ou taxas. Há 3 variações de licenciamento:

  • Contrato de gestão
  • Fabricação por contrato
  • Franquia


No caso de JOINT-VENTURES os investidores estrangeiros unem-se a investidores locais para criar uma joint-venture na qual possam dividir o controle e a propriedade. A sua formação pode ser por motivos econômicos ou políticos. A empresa estrangeira pode não ter os recursos financeiros, físicos ou de gerenciamento para empreender sozinha. Ou o governo estrangeiro pode exigir a criação de uma joint-venture como condição para a entrada no país.

No INVESTIMENTO DIRETO a forma final de envolvimento com o mercado exterior é o investimento direto em instalações em linhas de montagem. A empresa estrangeira pode comprar ou se tornar acionista de uma empresa local, assim como construir suas próprias instalações.

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Bons estudos!

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