quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Gestão de Pessoas: técnicas de treinamento

Treinamento é frequentemente cobrado quando o edital contempla a matéria Gestão de Pessoas. Aqui vai um resumo das principais técnicas.  

1. Treinamento no trabalho – TLT: O treinamento é realizado no próprio cargo, por um supervisor ou funcionário mais experiente. Caracteriza-se pelo aprendizado prático, rápido e pela economia de tempo, mas pode transferir vícios e percepções.

2. Treinamento de aprendizagem: O conhecimento é adquirido por meio da combinação entre sala de aula e treinamento prático no trabalho. Muito apropriado para funções operacionais / técnicas.

3. Treinamento por simulação:  Técnica usada fora do ambiente de trabalho. O objetivo desta forma de treinamento é obter as vantagens do TLT, sem precisar estar no local de trabalho. É necessário quando o TLT é muito caro ou pode oferecer risco ao treinando, além de perda de produtividade à empresa.

4. Estudo dirigido: Um grupo acompanha a apresentação de um tema para estudo, normalmente de forma oral, podendo ser através da leitura ou apresentação visual. O instrutor fornece as informações sobre o assunto a ser estudado, que é comentado passo a passo com o acompanhamento dos treinandos.

5. Brainstorming: É uma técnica de produção de idéias ou de soluções de problemas em grupo. No treinamento, possibilita a troca de experiência e a construção de um novo conhecimento ao associar uma idéia com sua aplicação.

6. Estudo de caso: Atualmente, o uso de estudos de caso está em crescimento, não apenas nas instituições de ensino, mas nas empresas também. O caso é levado a reuniões e debates, a fim de que as opiniões e informações sejam compartilhadas e possibilitem melhor entendimento sobre um determinado assunto ou problema.

Bons estudos.


Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/miscelaneaconcursos 

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário