sábado, 5 de novembro de 2011

Com que roupa eu vou?


Pode parecer uma pergunta tola, mas o que vestir na hora da prova faz diferença.

Uma vez fiz um concurso no Rio de Janeiro num dia que estava muito calor. Fui de camiseta e bermuda e, chegando lá, o ar condicionado estava ligado e super gelado... Putz, passei muito frio e a concentração não foi a melhor de todas, né??? Fiquei dividida entre me aquecer e fazer a prova.

Em uma outra ocasião, aqui em BH, fiquei sentada próxima à janela, onde o sol bateu o tempo todo da prova. Era lugar marcado, então não tinha como mudar. Se estivesse apenas com uma blusa de frio, passaria aperto.

Então minha sugestão é: vá com uma roupa confortável e que seja um meio termo. Uma calça jeans, camiseta, casaco leve e tênis é uma ótima pedida.

Para quem tem cabelo grande, melhor ir de cabelo preso, pois a maioria dos editais tem como um dos itens de eliminação estar com cabelos soltos. Bonés também podem eliminar o candidato. Óculos escuros, idem! Relógio digital também não pode ser usado. São várias restrições para evitar fraudes, e não queremos ser eliminados por uma bobagem desta não é?

Caso seja uma prova oral, é importante estar vestido (a) adequadamente. Uma boa impressão faz muita diferença. Não estou falando aqui de desfile de moda. Mas de um traje clássico que chame a atenção do ouvinte para o que você está falando e não para o que você está vestindo. Isso pode dispersar a atenção dele e prejudicar em sua pontuação. A barba bem feita e um bom corte de cabelo também são igualmente importantes. Uma boa expressão e firmeza discurso contarão pontos a favor. Lembre-se que os componentes da banca não o conhecem e este primeiro contato define muito da impressão que terão a seu respeito. Valorize sua imagem!

Enfim, esteja em harmonia com o que a situação requer.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário