quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Equilíbrio, palavra chave!

Tão importante quanto os estudos é o seu preparo emocional.

Na hora de fazer uma prova, a serenidade pode ser um fortíssimo aliado. Por outro lado, a ansiedade pode fazer com que aconteça o famoso “branco”. Aí todo o esforço de meses de estudo fica comprometido, não tem jeito.

Claro que, muitas vezes, isso é decorrência da pressão que nós mesmos nos impomos. É preciso ter clareza de que o resultado virá, não pode desesperar. Sei que não é fácil colocar isto em prática. Já passei inúmeras vezes por esta situação e sei como é. Mas ficar ansioso só nos afasta da tão sonhada aprovação.

Uma forma de amenizar é não estudar na véspera da prova. E aceitar que o que podia ser estudado já foi. O edital é sempre muito extenso e esgotá-lo é quase impossível. Se, na véspera da prova, você resolve estudar mais um pouco, pode perceber que não estudou tudo e bater uma tensão desnecessária. Neste momento, o que você menos precisa é de preocupação. Precisa, sim, relaxar a mente. Há concursandos que estudam até o último momento e dizem não atrapalhar. Para mim, particularmente, isto não funciona! Já tentei e comprometeu meu rendimento.

Tire o dia anterior à prova para um momento de descontração com os amigos, para uma caminhada, para uma ida ao cinema, para fazer qualquer coisa que seja leve. Bom lembrar que este momento de relaxamento não pode ser acompanhado de excessos... Beber muito e fazer a prova com ressaca, definitivamente, não é muito inteligente!

Outra coisa, resolver experimentar aquela comida exótica justamente na véspera pode não ter um efeito muito agradável na hora da prova. Faça isto depois da prova, ok?

Descanso é fundamental. Tenha uma boa noite de sono para ir com a mente descansada para o certame. Quando se dorme pouco, o sono bate mesmo na hora da prova e prejudica o raciocínio. Você já fez tantos esforços até agora, porque abusar justamente na véspera, não é mesmo?

Como diz Willian Douglas: “A dor é temporária, o cargo é para sempre.”

Bons estudos!

Abraços. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário