terça-feira, 18 de outubro de 2011

Uma nova experiência... Escrever!!!

Olás!!!

Há alguns dias atrás, recebi o e-mail de uma amiga com o link de seu blog (http://adrianalafeta.blogspot.com). Acessei e achei de uma informalidade tão deliciosa que resolvi me aventurar também por mais esta ferramenta virtual. E aqui estou! Adriana, obrigada pela inspiração!!!

Como tenho vivido muito a realidade de concursos públicos, resolvi criar um blog com esse assunto para trocar conhecimentos, experiências e bizus.

Estudando para concursos lidamos com uma rotina de estudos que demanda muito tempo de dedicação. Acabamos por nos afastar de nossa família e amigos, vida social se reduz substancialmente. Muitas vezes, quem não está dentro dessa realidade não consegue entender tal distanciamento. Ainda bem que existe a internet para amenizar... Apesar de achar que o contato virtual não substitui de maneira alguma o contato pessoal, é uma forma de estar próximo.

Eu já estudo há bastante tempo e nesse período cometi vários erros. Mas o principal, a meu ver, foi "atirar para todos os lados". Vixe, foi uma época que não rendia e eu não entendia o porquê. Quando saía um concurso, eu fazia a inscrição e começava a estudar como uma louca, pois tinha 45 a 60 dias até a prova e tinha um edital gigantesco... Afff... Claro que não tinha como dar certo... Mas fiz tentando acertar e com o que eu achava ser o melhor naquele momento. Ainda estava crua em concursos e aí a gente erra mesmo, normal... Não tinha a orientação correta, então fui na base da tentativa e erro.

O importante é aprender com o erro e, melhor ainda, aprender com o erro dos outros. Assim nos poupa bastante tempo e conseguimos otimizar o estudo. Então, para quem está começando agora ou pretende começar, minha dica é: Não cometa o mesmo erro que eu cometi. Comece a estudar com FOCO!!!! Decida, primeiro, o tipo de concurso que quer. Pegue o edital do último concurso e comece a estudar, independente de quando será o próximo (Normalmente muda pouca coisa no seguinte!). Estude a teoria e faça muitos, mas muitos, mas muuuuuiiitos exercícios para sedimentar o conhecimento.

Não existe mágica! Tem que se dedicar. Tem que ter paciência, pois é um projeto de médio a longo prazo. Tem que ter persistência, pois no início há muitas reprovações e bate a vontade de desistir. Tem que ter muita força de vontade, pois terá que abrir mão de vários prazeres durante o período de estudo. Não é fácil, mas é um caminho totalmente possível de trilhar.

Bom, hoje fico por aqui. Em breve tem mais!

Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/miscelaneaconcursos 

4 comentários:

  1. Claudinha, fiquei emocionada e muito feliz por ter servido de inspiração para a criação desse blog.
    Estudar para concursos é quase uma profissão.
    Já me aventurei nesta seara e confesso que achei dificílima a missão de abrir mão de quase tudo para dedicar integralmente à atividade de concursanda.
    Admiro demais quem tem garra e raça para encarar a maratona de concursos.
    Receba meu apoio, carinho e torcida pelo seu sucesso!
    Um grande beijo
    Adriana Lafetá

    ResponderExcluir
  2. Oi Menina, foi uma surpresa boa quando recebi o link do seu blog, parabéns por esta iniciativa...e muito sucesso.
    De vez em quando passarei por aqui para aprender um pouquinho e quem sabe não animo participar desta maratona.
    Um grande abraço
    Luana

    ResponderExcluir
  3. Luana, querida!
    Obrigada pela mensagem!
    Escrever é uma de minhas paixões. Concurso é algo que já virou sobrenome... rsrrss... Tem sido um bálsamo escrever aqui!
    Visite sempre sim.
    Cadastre-se como seguidora do blog.
    Beijo!!!

    ResponderExcluir