segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Otimize seu tempo de estudo

Segunda-feira chegou!  O finde já se foi e agora é hora de colocar a mão na massa novamente.

Escrevi semana passada sobre ensino à distância e presencial. Independente da modalidade escolhida para estudar, é importante deixar claro que assistir as aulas não é suficiente. Não, não é!!! Claro que já é um grande passo, mas é preciso mais.

Fazer exercícios, muitos exercícios, é fundamental para assimilar o conhecimento teórico adquirido. Fazer exercícios da banca examinadora de seu concurso é mais que necessário. É a forma de você entender como seu examinador cobra a matéria estudada. Há bancas que cobram decoreba, outras cobram um raciocínio mais profundo, outras são mais tranqüilas. Cada banca tem sua peculiaridade, e conhecê-la te deixará em uma condição mais favorável, com certeza!

Outro recurso legal, que para mim funciona muito, é gravar o que está sendo estudado. E aí, em qualquer tempo disponível você lança mão deste recurso. Se estiver numa sala de espera, por exemplo. Em uma caminhada. Durante o trajeto para o trabalho. Enfim, é mais uma forma de estudo.

Fazer resumos também auxilia muito para fixar o estudo. Minha casa é “decorada” com papéis de resumos que faço. Minha faxineira fica enlouquecida quando vem aqui... rsrsrrss... Mas me ajuda muito este recurso e não abro mão dele.

Muitos podem achar que se trata de exagero. E pode ser que seja mesmo! Mas exagerado mesmo é o conteúdo programático exigido.  É muita coisa para estudar, então o melhor é utilizar todo o tempo disponível para aprender algo. Depende do estilo de estudo de cada um. Eu, particularmente, busco utilizar da memória visual e auditiva, pois prá mim funciona melhor assim.

Enfim, procure a forma de estudo que seja melhor para você e mãos à obra! Pode usar uma forma só ou conjugar mais de uma, como eu faço. O importante é encontrar o caminho que traga bons resultados para você!


Bons estudos e ótima semana!

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário