quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Seu aliado, o edital!


O edital de um concurso delimita as suas regras e, por isso, deve ser muito bem estudado para verificar se há a possibilidade de “jogar”.

O edital descreve, entre outros aspectos, os pré-requisitos e atribuições do cargo, a remuneração, regime de trabalho, período e valor de inscrições, regulamento da prova, banca examinadora e conteúdo programática. Alguns editais sugerem, inclusive, bibliografia a ser estudada para o certame.

Não adianta querer ser um policial federal, fazer excelentes provas objetivas e discursivas, se você for uma pessoa sedentária e não tiver intenção de mudar esta realidade. O exame de aptidão física é eliminatório. Ou então não ter carteira de habilitação (e nem a intenção) e querer ser agente da Polícia Federal... Sem chance!

Outra parte muito importante de verificar no edital são as possibilidades de eliminação. Muita gente não se preocupa com este item e acaba sendo eliminado por bobagem... Aconteceu isto no ENEM que aconteceu no fim de semana que passou. Uma candidata foi eliminada por usar lápis e borracha na redação, quando no edital estava expressamente proibido tal material. Pode parecer um exagero, mas regras são regras...

No concurso do TRT que fiz em 2009, vi uma candidata ser eliminada porque o celular dela despertou no meio da prova... Portanto, pessoal, tirem a bateria de seus celulares ou não os levem. Desligar apenas não é suficiente, porque se tiver programado para despertar, pode adiar seu sonho.

Conheçam, também, o peso que será dado para cada matéria. Ajuda muito na elaboração do seu planejamento de estudo.

Leiam e releiam o edital. SEMPRE!

Bons estudos.

Abraços.

2 comentários:

  1. Já passei por essa do celular, Cláudia! E não foi nada agradável! A sorte é que era um despertador que eu tinha com o nome "tomar remédio" e o fiscal viu e liberou. Mas foi pura sorte! Porque eles desclassificam mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Sério, Dri? Essa garota não teve a mesma sorte. Ela ficou arrasada e não é prá menos, né? Dedicar tanto para ser eliminada por isso é duro!

    ResponderExcluir