quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Separando o Joio do Trigo


Opte sempre por materiais de qualidade em seus estudos e, de preferência, de autores que estejam vivenciando a realidade dos concursos. Acredite, seu rendimento será muito maior.

Às vezes o livro é excelente, tem um mundo de informações à disposição do leitor, mas extrapola o que é pedido no edital. O estudo para concurso é para passar na prova, não para se especializar no assunto. Enfim, estudo para concurso deve se restringir ao que é pedido. Esgotar o edital já é uma tarefa dificílima, não precisamos complicá-la!

Outra preocupação é se o livro está atualizado... Para quem faz concurso em que são cobradas matérias de Direito vale lembrar que as leis são constantemente modificadas. O que vale em um ano pode não valer no seguinte. Então é preciso se manter informado das mudanças para não estudar matéria desatualizada.

Eu, particularmente, não gosto das apostilas que são vendidas em bancas. Ou aquelas que são vendidas pela internet do tipo “ todas as matérias do edital em um só volume”. Gente, o edital é muito grande para caber em apenas uma apostila... E mais: Normalmente 80% do conteúdo delas vêm com conteúdo de Português, lei seca e exercícios. E 20% para o restante da matéria. Não há como te dar o respaldo necessário para fazer uma boa prova! Além disso, a lei seca e os exercícios você encontra gratuitamente na internet.

Já estudei por apostilas quando comecei a fazer concursos, mas não recomendo. É melhor começar a estudar já com material de qualidade. O investimento em livros realmente vale a pena!

Hoje em dia tem muita oferta, também, de vídeo-aulas. Eu sou fã delas! Podemos estudar em casa, em horários diversos, adequando à nossa necessidade. É possível rever a aula, pausar quando precisamos, voltar àquela fala que não entendemos direito. Entretanto, requer um maior nível de comprometimento e disciplina. O fato de você comprar não significa que vai passar... É preciso efetivamente estudar!!! É a mesma coisa de pagar uma academia e achar que apenas isso fará com que você emagreça... Mas, assim como acontece com os livros, é necessário “separar o joio do trigo”, pesquisando em fontes confiáveis quais são bons fornecedores de material de estudo online. 


Bons  estudos!

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário