Segundo Kotler, as atividades mercadológicas devem ser traçadas através de uma filosofia eficiente, efetiva e socialmente responsável. Mas qual orientação deve guiar os esforços de marketing de uma organização? Há cinco opções: orientação de produção, de produto, de vendas, de marketing e de marketing societal.
ORIENTAÇÃO DE PRODUÇÃO
Entende que os consumidores dão preferências a produtos de baixo custo e fáceis de encontrar.
ORIENTAÇÃO DE PRODUTO
Acredita que consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho ou que tenham características inovadoras.
ORIENTAÇÃO DE VENDAS
Parte do princípio de que os clientes não compram em quantidade suficiente. A organização deve, portanto, empreender um esforço agressivo de vendas e promoção.
ORIENTAÇÃO DE MARKETING
Sustenta que a chave para alcançar as metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados-alvo selecionados.
Baseia-se em quatro pilares:
- Mercado-alvo
- Necessidade dos clientes
- Marketing integrado
- Lucratividade
ORIENTAÇÃO DE MARKETING SOCIETAL
Afirma que a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e fornecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve ou melhore o bem estar do consumidor e da sociedade. Inclusão de considerações éticas e sociais nas práticas de marketing.
Bons estudos!
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muito legal e educativo industrial.
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