quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Orientações da Empresa para o Mercado

A administração de marketing pode ser definida como o esforço consciente para alcançar resultados de troca desejados com o mercado-alvo. Peter Drucker, um dos grandes teóricos da administração, já dizia que "sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível".

Segundo Kotler, as atividades mercadológicas devem ser traçadas através de uma filosofia eficiente, efetiva e socialmente responsável. Mas qual orientação deve guiar os esforços de marketing de uma organização? Há cinco opções: orientação de produção, de produto, de vendas, de marketing e de marketing societal.

ORIENTAÇÃO DE PRODUÇÃO
Entende que os consumidores dão preferências a produtos de baixo custo e fáceis de encontrar.

ORIENTAÇÃO DE PRODUTO
Acredita que consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho ou que tenham características inovadoras.

ORIENTAÇÃO DE VENDAS
Parte do princípio de que os clientes não compram em quantidade suficiente. A organização deve, portanto, empreender um esforço agressivo de vendas e promoção.

ORIENTAÇÃO DE MARKETING
Sustenta que a chave para alcançar as metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados-alvo selecionados.
Baseia-se em quatro pilares:
  • Mercado-alvo
  • Necessidade dos clientes
  • Marketing integrado
  • Lucratividade

ORIENTAÇÃO DE MARKETING SOCIETAL
Afirma que a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e fornecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve ou melhore o bem estar do consumidor e da sociedade. Inclusão de considerações éticas e sociais nas práticas de marketing.

Bons estudos!
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/miscelaneaconcursos 

Um comentário: