terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Higiene e Segurança do Trabalho

“Higiene do trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Relaciona-se com o diagnóstico e prevenção das doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: homem e seu ambiente de trabalho”. (CHIAVENATO).
A higiene do trabalho tem caráter preventivo, uma vez que tem como foco a saúde e o conforto do trabalhador, evitando sua ausência temporária ou definitiva do trabalho por motivos de doença.
Principais objetivos da higiene do trabalho:
·         Eliminação das causas das doenças profissionais;
·         Redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes ou portadoras de necessidades especiais;
·         Prevenção de agravamento de lesões e doenças;
·         Manutenção da saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade por meio de controle do ambiente de trabalho.
O programa de higiene do trabalho envolve:
·         Ambiente físico de trabalho: iluminação, ruídos, temperatura etc.
·         Ambiente psicológico: ambiente agradável de trabalho, eliminação de fontes de stress etc.
·         Aplicação dos princípios de ergonomia: máquinas e equipamentos adequados às características humanas etc.
·         Saúde Ocupacional: assistência médica preventiva visando a ausência de doenças.
“A segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, seja pela eliminação de condições inseguras do ambiente, seja pela instrução ou pelo convencimento das pessoas para a implementação de práticas preventivas”. (CHIAVENATO)
Acidentes de trabalho e doenças profissionais têm um alto custo para as empresas. Por isso, propiciar condições que ofereçam saúde e segurança aos empregados em todas as áreas da organização é essencial. Inclusive, acidentes e doenças atribuídos às condições de trabalho podem afetar diretamente a imagem institucional na comunidade e no mundo corporativo.
É importante que a organização forneça a seus colaboradores equipamentos adequados e em perfeito estado de uso, assim como os alerte em relação aos riscos que a máquina pode significar. O empregado é obrigado a seguir os procedimentos adequados de segurança. Caso se recuse, pode ser demitido por justa causa.
Higiene e segurança do trabalho estão intimamente ligadas, pois garantem condições pessoais e materiais de trabalho capazes de manter adequado o nível de saúde dos empregados. Uma empresa que se preocupa com a segurança de seus empregados reduz acidentes e doenças profissionais, absenteísmo e rotatividade, além de melhorar a produtividade e o relacionamento interpessoal.

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Bons estudos!

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