quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Maslow - Teoria da Hierarquia das Necessidades

Abraham Maslow foi um psicólogo americano que estudou, entre outros assuntos, as teorias de motivação e personalidade aliadas à gestão de negócios. Apresentou a tão conhecida Teoria da Hierarquia das Necessidades ou Teoria de Maslow, altamente utilizada no mundo corporativo.

Em sua teoria, Maslow afirma que o indivíduo precisa satisfazer suas necessidades mais básicas e depois “escalar” por outras necessidades até chegar à auto-realização.

Sua teoria pode ser representada de acordo com a figura abaixo:



As necessidades fisiológicas são as básicas: sono, fome, sexo, sede, abrigo.

As necessidades de segurança constituem a busca de proteção. Por exemplo: uma casa segura, plano de saúde, seguro de vida, estabilidade.

As necessidades sociais são aquelas em que o indivíduo busca pertencer a algum grupo, fazer parte de algo. O indivíduo busca aceitação, afeto, amizade.

Necessidades de estima envolvem a autoconfiança, necessidade de aprovação social, respeito, status, prestígio.

Auto-realização: São as necessidades mais elevadas, em que o indivíduo realiza plenamente suas próprio potencial. “Essa tendência pode ser expressa como o desejo de a pessoa tornar-se sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser” (Maslow).

De acordo com Maslow, sua teoria não é a única que explica o comportamento humano uma vez que nem todo comportamento é regido pelas necessidades. Ele entende que apesar de fatores sócio-culturais influenciarem no modo que o homem busca satisfazer suas necessidades, não modificam substancialmente sua hierarquia motivacional.


Abraços! Bons estudos!


Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/miscelaneaconcursos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário