segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Matriz de Ansoff

Também conhecida como Matriz Produto/Mercado, a Matriz de Ansoff é um instrumento utilizado no planejamento estratégico das organizações.


A partir da análise do mercado e do produto, as empresas podem adotar quatro tipos de estratégias:

PENETRAÇÃO DE MERCADO - Diz respeito a investir em produtos já existentes e em mercados também existentes. Esta estratégia visa vender mais aos clientes atuais ou atrair os da concorrência. Dentre as ferramentas utilizadas aqui temos os cartões de fidelidade.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO - Lançamento de um novo produto em um mercado já existente, buscando uma participação maior de mercado.  Os investimentos maiores serão, principalmente, no lançamento do produto. Empresas de tecnologia utilizam muito esta estratégia pelo rápido avanço que ocorre no setor. É o caso da Apple, que sempre lança produtos e serviços inovadores.

DESENVOLVIMENTO DE MERCADO - Distribuição do produto existente em mercados nos quais a empresa ainda não atua. A estratégia de exportação, com o lançamento e a distribuição do produto em mercado fora do país de origem é um exemplo desta estratégia. Ou, então, a distribuição do produto em novas áreas geográficas.

DIVERSIFICAÇÃO - Lançamento de novos produtos em mercados em que a empresa não atua. É aplicada quando há saturação do mercado ou os negócios existentes estão em fase de maturidade ou declínio e não dão o retorno adequado aos investimentos da empresa.

Bons estudos!
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/miscelaneaconcursos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário