quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Entre eu e você ou Entre mim e você?

A dica de hoje é do Prof. Ricardo Erse.

Vivo dizendo que não somos pessoas indicadas para julgar a língua pelo ouvido. Ou seja: a norma culta, para os brasileiros, é muitas vezes diferente do que se pratica. Quando ouvimos o certo, achamos "feio" e acabamos fazendo feio.


Por mais esquisito que você ache, deve-se dizer: "Foi o que restou entre mim e ela: muita mágoa."


O pronome pessoal "EU" é do caso reto, por isso deve ser usado como sujeito: 
"Eu e você podemos trabalhar em parceria"; 
"Ela fez o doce para EU comer" (ainda há muitas pessoas usando o "mim" INCORRETAMENTE nesse caso); 
"O professor entrou na sala antes de EU sair"; 
Chegamos de viagem minha filha e eu" (aquela conversa de "mim" usado no fim não e bem "verdade absoluta").


No caso da expressão "entre MIM e você", temos a preposição ENTRE antes e não há verbo após o pronome. Isso significa que devemos usar o pronome oblíquo "MIM", já que ele não exercerá a função de sujeito da expressão seguinte.


Assim, pode-se generalizar: depois de "entre", deve-se usar sempre o "mim".
"Ficou certo desconforto entre mim e o pessoal da escola."
"O caso deve ficar entre mim e ti." 
"Entre mim e todo mundo as relações continuam cordiais."


Se você continua achando "feio", diga "entre nós".

Bons estudos!

Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/miscelaneaconcursos

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário