quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Orientações da Empresa para o Mercado

A administração de marketing pode ser definida como o esforço consciente para alcançar resultados de troca desejados com o mercado-alvo. Peter Drucker, um dos grandes teóricos da administração, já dizia que "sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível".

Segundo Kotler, as atividades mercadológicas devem ser traçadas através de uma filosofia eficiente, efetiva e socialmente responsável. Mas qual orientação deve guiar os esforços de marketing de uma organização? Há cinco opções: orientação de produção, de produto, de vendas, de marketing e de marketing societal.

ORIENTAÇÃO DE PRODUÇÃO
Entende que os consumidores dão preferências a produtos de baixo custo e fáceis de encontrar.

ORIENTAÇÃO DE PRODUTO
Acredita que consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho ou que tenham características inovadoras.

ORIENTAÇÃO DE VENDAS
Parte do princípio de que os clientes não compram em quantidade suficiente. A organização deve, portanto, empreender um esforço agressivo de vendas e promoção.

ORIENTAÇÃO DE MARKETING
Sustenta que a chave para alcançar as metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados-alvo selecionados.
Baseia-se em quatro pilares:
  • Mercado-alvo
  • Necessidade dos clientes
  • Marketing integrado
  • Lucratividade

ORIENTAÇÃO DE MARKETING SOCIETAL
Afirma que a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e fornecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve ou melhore o bem estar do consumidor e da sociedade. Inclusão de considerações éticas e sociais nas práticas de marketing.

Bons estudos!
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quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Tipos de Demanda

DEMANDA NEGATIVA
Uma parcela significativa do mercado não gosta do produto e até mesmo o evita.

DEMANDA INEXISTENTE
Público-alvo pode desconhecer ou não estar interessado em um único produto.

DEMANDA LATENTE
Muitos consumidores compartilham uma forte necessidade que nenhum produto disponível no mercado é capaz de satisfazer.

DEMANDA EM DECLÍNIO
Declínio na demanda por um ou mais produtos.

DEMANDA IRREGULAR
Apresenta variações sazonais, diárias ou até mesmo horárias, o que causa problemas de ócio e de sobrecarga.

DEMANDA PLENA
Empresas satisfeitas com seu volume de negócios.

DEMANDA EXCESSIVA
Nível de demanda maior do que as empresas podem suportar.

DEMANDA INDESEJADA
Produtos prejudiciais atrairão esforços para desestimular seu consumo.


FONTE: Administração de Marketing - Philip Kotler

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Bons estudos!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Higiene e Segurança do Trabalho

“Higiene do trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Relaciona-se com o diagnóstico e prevenção das doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: homem e seu ambiente de trabalho”. (CHIAVENATO).
A higiene do trabalho tem caráter preventivo, uma vez que tem como foco a saúde e o conforto do trabalhador, evitando sua ausência temporária ou definitiva do trabalho por motivos de doença.
Principais objetivos da higiene do trabalho:
·         Eliminação das causas das doenças profissionais;
·         Redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes ou portadoras de necessidades especiais;
·         Prevenção de agravamento de lesões e doenças;
·         Manutenção da saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade por meio de controle do ambiente de trabalho.
O programa de higiene do trabalho envolve:
·         Ambiente físico de trabalho: iluminação, ruídos, temperatura etc.
·         Ambiente psicológico: ambiente agradável de trabalho, eliminação de fontes de stress etc.
·         Aplicação dos princípios de ergonomia: máquinas e equipamentos adequados às características humanas etc.
·         Saúde Ocupacional: assistência médica preventiva visando a ausência de doenças.
“A segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, seja pela eliminação de condições inseguras do ambiente, seja pela instrução ou pelo convencimento das pessoas para a implementação de práticas preventivas”. (CHIAVENATO)
Acidentes de trabalho e doenças profissionais têm um alto custo para as empresas. Por isso, propiciar condições que ofereçam saúde e segurança aos empregados em todas as áreas da organização é essencial. Inclusive, acidentes e doenças atribuídos às condições de trabalho podem afetar diretamente a imagem institucional na comunidade e no mundo corporativo.
É importante que a organização forneça a seus colaboradores equipamentos adequados e em perfeito estado de uso, assim como os alerte em relação aos riscos que a máquina pode significar. O empregado é obrigado a seguir os procedimentos adequados de segurança. Caso se recuse, pode ser demitido por justa causa.
Higiene e segurança do trabalho estão intimamente ligadas, pois garantem condições pessoais e materiais de trabalho capazes de manter adequado o nível de saúde dos empregados. Uma empresa que se preocupa com a segurança de seus empregados reduz acidentes e doenças profissionais, absenteísmo e rotatividade, além de melhorar a produtividade e o relacionamento interpessoal.

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Bons estudos!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Matriz de Ansoff

Também conhecida como Matriz Produto/Mercado, a Matriz de Ansoff é um instrumento utilizado no planejamento estratégico das organizações.


A partir da análise do mercado e do produto, as empresas podem adotar quatro tipos de estratégias:

PENETRAÇÃO DE MERCADO - Diz respeito a investir em produtos já existentes e em mercados também existentes. Esta estratégia visa vender mais aos clientes atuais ou atrair os da concorrência. Dentre as ferramentas utilizadas aqui temos os cartões de fidelidade.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO - Lançamento de um novo produto em um mercado já existente, buscando uma participação maior de mercado.  Os investimentos maiores serão, principalmente, no lançamento do produto. Empresas de tecnologia utilizam muito esta estratégia pelo rápido avanço que ocorre no setor. É o caso da Apple, que sempre lança produtos e serviços inovadores.

DESENVOLVIMENTO DE MERCADO - Distribuição do produto existente em mercados nos quais a empresa ainda não atua. A estratégia de exportação, com o lançamento e a distribuição do produto em mercado fora do país de origem é um exemplo desta estratégia. Ou, então, a distribuição do produto em novas áreas geográficas.

DIVERSIFICAÇÃO - Lançamento de novos produtos em mercados em que a empresa não atua. É aplicada quando há saturação do mercado ou os negócios existentes estão em fase de maturidade ou declínio e não dão o retorno adequado aos investimentos da empresa.

Bons estudos!
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quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Maslow - Teoria da Hierarquia das Necessidades

Abraham Maslow foi um psicólogo americano que estudou, entre outros assuntos, as teorias de motivação e personalidade aliadas à gestão de negócios. Apresentou a tão conhecida Teoria da Hierarquia das Necessidades ou Teoria de Maslow, altamente utilizada no mundo corporativo.

Em sua teoria, Maslow afirma que o indivíduo precisa satisfazer suas necessidades mais básicas e depois “escalar” por outras necessidades até chegar à auto-realização.

Sua teoria pode ser representada de acordo com a figura abaixo:



As necessidades fisiológicas são as básicas: sono, fome, sexo, sede, abrigo.

As necessidades de segurança constituem a busca de proteção. Por exemplo: uma casa segura, plano de saúde, seguro de vida, estabilidade.

As necessidades sociais são aquelas em que o indivíduo busca pertencer a algum grupo, fazer parte de algo. O indivíduo busca aceitação, afeto, amizade.

Necessidades de estima envolvem a autoconfiança, necessidade de aprovação social, respeito, status, prestígio.

Auto-realização: São as necessidades mais elevadas, em que o indivíduo realiza plenamente suas próprio potencial. “Essa tendência pode ser expressa como o desejo de a pessoa tornar-se sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser” (Maslow).

De acordo com Maslow, sua teoria não é a única que explica o comportamento humano uma vez que nem todo comportamento é regido pelas necessidades. Ele entende que apesar de fatores sócio-culturais influenciarem no modo que o homem busca satisfazer suas necessidades, não modificam substancialmente sua hierarquia motivacional.


Abraços! Bons estudos!


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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

LIQUIGÁS

Pessoal, saiu edital da Liquigás.
Oportunidades para nível fundamental, médio e superior.
Provas em abril.
Banca Cesgranrio.
Acessem o link abaixo para terem conhecimento do edital.

http://www.cesgranrio.org.br/pdf/liquigas0212/liquigas0212_edital.pdf

Abraços!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

TÃO POUCO ou TAMPOUCO?

A pronúncia de "tampouco" acaba se assemelhando à de "tão pouco". Claro que existem as duas formas, apesar de expressarem realidades distintas.

Usa-se "tampouco" quando o significado for o de "também não" ou "nem". Muitas vezes, é comum pessoas dizerem "nem tampouco" como uma maneira de reforçar a negação. Não que seja um erro, mas a redundância é desnecessária. Basta um dos dois articuladores.

Não quer estudar, tampouco trabalhar.

Usa-se "tão pouco" quando a intenção for de marcar o sentido de "muito pouco", "curto", "pouca coisa", "algo pequeno", "escasso". A expressão relaciona-se, assim, à medida de tempo, de valor, de quantidade.

A família gastou tão pouco na viagem, que sobrou dinheiro para mais um fim de semana na praia! (valor)
O funcionário ganha tão pouco que não pode sequer tratar dos dentes. (quantidade)
Vivo nesta cidade há tão pouco que ainda não conheço seus pontos turísticos. (tempo)

ATENÇÃO: O termo "pouco" acompanha e concorda com o substantivo em gênero e número quando se refere ao mesmo.

Vocês trouxeram tão poucos livros que não serão suficientes para os alunos.
Havia tão poucas mulheres matriculadas, que ficamos surpresos.
Demonstra tão pouca habilidade no volante, que chega a dar medo no passageiro.


Dica elaborada pelo prof. Ricardo Erse.

Abraços! Bons estudos!

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sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Esse ou este???

Bom dia!!!

Hoje tem uma dica que é dúvida de vários... O uso correto dos pronomes demonstrativos esse/este.
O prof. Ricardo Erse aborda o assunto de forma bem objetiva.
Vale a pena assistir! É um vídeo bem curtinho e esclarecedor.



Abraços e bons estudos!

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